terça-feira, 3 de maio de 2011

Iluminação de Interiores

Iluminação é uma das partes mais importantes de uma decoração, principalmente porque pode despertar diferentes sensações, sem ela o todo perde completamente a graça, a beleza, ou pode até mesmo estragar tudo!
Mas para executar um projeto de iluminação, sua obra ainda deve estar no começo!
É fundamental fazer uma distribuição elétrica, direcionar os conduites (por onde passaram os fios, que deveram ser separados de qualquer outro fio como os de tv e som) e definir os circuitos, só assim  pode-se criar cenários em um ambiente.
Para definir a função de um ambiente é essencial trabalhar a iluminação, se for um ambiente de descanso, de estudos, de refeições, de trabalho, de cozinhar, de um home theater ou de qualquer que seja a função, sempre há a luz certa. Um bom projeto de iluminação deve levar em conta a intencão e a necessidade dos moradores.
Dependendo do ambiente, eu diria até que a maioria deles, o mais adequado seria criar combinações de diferentes tipos de luz. Confira nas fotos abaixo.

Luz indireta e focal (que tembém existem varias) em tons mais amarelados além de conferir conforto, aconchego, e tranquilidade ainda dá destaque a determinados pontos.

A luz indireta dá a sensacão de ampliar a altura do ambiente.

Iluminação indireta para realçar e dicroicas espalhadas para garantir uma boa iluminação em um ambiente de passagem.


Brincar com a iluminação também faz parte da decoração, pontilhar o caminho com luz focal (existem algumas lâmpadas que conferem esse efeito) e outros pontos de dicróica para ilumanção geral, deram aconchego e beleza a este hall.

Aqui é possivel desfrutar da melhor e mais bonita iluminação que existe: a iluminação natural! E claro ainda temos uma luz focal onde é possivel realçar quadro e mesas de centro.
Vale ressaltar que a luz natural está limitada pelas horas do dia e pelos solstícios do ano, que influenciam no brilo e na intensidade.

A iluminação e inclusive as cores das paredes são fundamentais para garantir um bom home theater, pois requer principalmente conforto visual.

Este ambiente requer um olhar mais criterioso, pois há diferentes tipos de iluminação sim e, que sutilmente, realizam suas funções, montando um cenário de agitação. Ótimo para pessoas que amam o ambiente extremamente iluminado sem perder o charme.
A iluminação branca para maquiagem é utilizada por alguns profissionais mas particularmente prefiro as mais amareladas (palavras de uma ex maquiadora profissional, EU)
A brincadeira de rasgo de luz no teto funcionou muito bem. Sem acrilico, facilita a manutenção e confere leveza e luminosidade ao ambiente.

Rasgo no gesso com uma lâmpada fria. Econômico, funcional e muito decorativo
É importante lembrar do consumo que as lâmpadas tem, por isso em ambiente funcionais, como area de serviço e cozinha, de preferência pelas lâmpadas fluorescentes, elas duram 10 vezes mais que as incandescentes e produzem 70% menos calor.
Prefira instalar diversos circuitos, pois permite criar diferentes cenários em um ambiente e ainda economizar, acendendo apenas as luzes que deseja e não todas ao mesmo tempo, contribuindo assim, para a economia de energia.

Salas e Quartos
Em salas e quartos é fundamental um bom projeto de iluminação porque é um dos elementos que garante o clima mais aconchegante. Pode-se utilizar a iluminação pontual, que limita a um lugar determinado, como um closet, uma escultura, quadros e etc. Particularmente uso muito pois modela volumes e cria sombras, é um tipo de luz suplementar, que aponta para um ponto concreto da casa.
Luzes indiretas também ganham espaço nos nossos projetos, na sala além de decorar o teto é possivel dar aconchego, conforto visual ou até mesmo resaltar um ambiente.

Luz indireta + luz focal, e ainda o abajour, dando todo o glamour a sala.

É possivel notar que este quarto foi todo baseado na iluminação, que chama a atenção em todos os pontos.

Repare como é possivel ter uma iluminação indireta no teto mesmo tendo niveis diferentes no forro de gesso
A luz indireta no quarto é ótima para relaxar, prepara o ambiente para a hora do sono, e se precisar acender uma luz durante a noite essa é uma ótima opção.

Beleza, função e aconchego. Tudo que um quarto de bebê precisa.

Diferentes pontos focais, dispostos em diveros modos também funciona muito bem.

Iluminação indireta é o forte desta sala
Ambiente de Sueli Adorni destaca a levaza e o aconchego, usando luz indireta e pontos de luz com leve foco.

Projeto de Sueli Adorni, intimista e aconchegante.
Existe ainda, e acho fenomenal, os abajoures, que além de compor o ambiente, decorar e criar sensações visuais harmónicas devido as suas cores e detalhes ornamentais, ainda concede ao ambiente uma ilumanção intimista, chique e muitas vezes até funcional, como para leitura. Acima tem várias idéias de como utiliza-lo.

Opções existem para todos os gostos e bolsos. Antes de implantar ou restaurar a iluminação de seu imóvel, vale a pena uma conversa com um designer de interiores ou até mesmo um engenheiro elétrico para potencializar a iluminação da sua casa.


Natalya Hamada

Um comentário: