quarta-feira, 4 de maio de 2011

Cortinas

Nem só de tendências vive a decoração. Há também que se pensar no estilo do ambiente.
Mas ultimamente tecido leves e translucidos têm sido muito bem vindos.


Gosto muito do efeito do linho e da seda, que são tecidos de fibras naturais e dão uma leveza incrível, principalmente com pregas macho. Existem outros tecidos que também dão esse efeito como a organza de seda.
Para um caimento moderado a prega macho é a melhor pedida, não fica nem muito reto e com  poucas curvas como no caso das cortinas com ilhós e nem muito pesada e de curvas acentuadas como com a prega americana.

Ambientes externos também aceitam (muito bem) cortinas, e o caimento sutil do iliós deu a leveza necessaria ao ambiente.
Ondas bem marcadas é uma característica marcante da prega americana.
 Cortinas mais encorpadas também são muito utilizadas, e passam uma ideia de nobreza. Usando tecidos como o xantungue ou tafetá de seda, principalmente em tons escuros esse efeito é facilmente adiquirido, alguns detalhes ainda fazem um belo casamento, como a prega americana e um certo volume pesando no chão.


Outro detalhe que deve ser levado em consideração é a barra da cortina. A altura mais tradicional é de 20cm, mas outras alturas podem muito bem ser utilizadas, o que confere charme e um grande diferencial, porém o pé direito deve ter uma altura compativel, não muito baixo já que uma barra alta pode diminuir ainda mais. Um efeito bem interessante é utilizar cores diferentes na barra, o efeito pode surpreender.
Com este tipo de cortina deve-se tomar cuidado para não briguar com a decoração.
Já no quesito instalação, o cortineiro de gesso é uma ótima pedida, tanto como rebaixo quanto em continuação do forro de gesso, mas outros recurso são os varões ou os trilhos suiços. Seja qual for a forma você não precisa abrir mão das pregas, e ainda pode usar ilhós, ou argolas.

Cortina de xantungue instalada em varão.

Usando tafetá de seda em prega america, a cortina em argolas dá um visual sofisticado e robusto.

A cortina foi instalada em um rebaixo de gesso.

A moldura de gesso faz a vez do cortineiro. Um bom exemplo de cortina escura

Usando seda rústica, esta cortina foi instalada em um cortineiro feito em continuação do forro de gesso.

O cortineiro em continuação no forro de gesso confere a esta sala uma impressão mais alongada.

O casamento de cortina com persiana é de muito bom tom.
A prega macho é muito bem acentuada mesmo com o cortineiro em forro de gesso.
Acha que não tem mais opções? Pois ainda existe as cortinas com laterais em madeira.

Laterais em madeira e é instalada em triho metálico comum duplo.
Criei esse post a pedido dos nossos leitores e espero que seja muito útil. A criatividade é sempre bem vinda mas tome cuidado aos exageiros. 
As cortinas integram a decoração de um ambiente e por isso devem conversar entre si, em tecidos leves ou pesados, claros ou escuros, todas tem o seu charme, escolha uma que combine com a sua casa. Uma boa dica é pedir ajuda aos profissionais da área.

Beijos,

Natalya Hamada





Nenhum comentário:

Postar um comentário