terça-feira, 1 de março de 2011

Pisos de Madeira

Piso de madeira é lindo e clássico. Porém quando vamos de fato escolher o que colocar, deparamos com diversas variações de madeira e tipos de piso: os assoalhos, tacos e parquês e carpetes e laminados.

Então vou falar um pouco de cada um e suas vantagens e desvantagens. Espero ajudá-los!

Assoalhos:

Sem dúvida eles tem uma durabilidade muito grande, por volta de 30 anos. Ele é feito de madeira maciça que tem 2 cm de espessura e sua largura varia. Geralmente, as tábuas encontradas no mercado tem em média 6 m de comprimento.

Empecilho: quando vamos instalar este tipo de piso, temos que levar em conta o contrapiso pois, geralmente esta tábua é parafusada no próprio chão, por este motivo, ele precisa ser rebaixado em 2 cm e também precisa estar bem seco e bem curado, o que vai variar de acordo com o clima.

Assoalho de madeira maciça

Tacos e Parquês:

Tacos: os tacos são mais baratos que os assoalhos. Eles são mais fáceis de instalar pois, podem ser instalados sobre outros pisos já existentes como pedras ou cerâmicas. 
A espessura deste piso varia de 1 a 2 cm e ele também tem outra vantagem, permite até cinco tipos de paginação o que torna-os ainda mais exclusivos.


Parquês: este piso tem uma espessura que varia entre 0,8 e 1cm. Para quem não sabe, ele vem em placas de 24 x 24 cm ou 48,2 x 48,2 cm. A aplicação dele é feita direto no contrapiso, utilizando-se cola. Quando instaladas, as placas ficam com uma cobertura de papel kraft que é retirada somente depois de toda a instalação e aí sim será feito o acabamento em sinteco.






Carpetes e Laminados:


Carpetes: os carpetes são feitos de madeira compensada ou HDF e cobertas por uma película de madeira maciça de diferentes cores e espécies. A espessura varia entre 0,7 e 1,5cm.
A instalação é feita no esquema macho e fêmea, sobre uma manta de poliuretano, que por acaso é acústica.


Laminados: os laminados tem espessuras que variam entre 6 e 9 mm, feitas de HDF ou HPP e também requer a instalação em um contrapiso seco e nivelado. Como os carpetes, este piso também é instalado no esquema macho e fêmea, porém os vãos são preenchidos com cola e requerem manta de poliuretano.
Este piso, vem com uma camada decorativa que é protegida pelo overlay.




Bom, espero que as informações tenham sido úteis!


Beijos


Bruna








Nenhum comentário:

Postar um comentário