terça-feira, 10 de maio de 2011

Área de Serviço

A área de serviço da nossa casa sempre parece menor do que todas as outras. A impressão é de que não vai caber nada... não é mesmo?
Mas pra tudo existe uma solução, e já que nos resta apenas pouco espaço, vamos torna-lo o mais bonito e funcional possível.
Alias outro dia postei uma ideia muito boa, click aqui pra ver.

Alguns detalhes devem ser levados em consideração
Se for instalar um varal de teto, você deve posicionar suas cordas de modo que permita o ar circular entre as peças, e não bata logo na primeira roupa estendida, impossibilitando de passar pelas outras peças.

É Sempre bom ter um cabideiro, você pode embutir no armario ou mesmo um externo, estilo uma arara de roupas.


Nem todos os armários precisam necessariamente ter muita profundidade, os pequenos cantinhos também podem receber um ótimo armário, como na foto abaixo, que são ótimos pra produtos de limpeza.
Alguns itens tem de ser levados em consideração na hora de planejar os móveis, como o que será guardado... baldes, escada, vasouras, rodo, aspirador, entre outros objetos.


A pia é o básico de uma lavanderia, e para ela existem algumas opções, as tradicionais de louça, as de inox (ou aluminio) e as pias de pedra (feitas sob medida). As pias de louças são mais baratas pois não precisam de um suporte (e nem é indicado colocar um armário embaixo porque além de não sobrar quase nada de espaço, ainda vai ficar muito molhado, estragando rapidinho!) já as pias de inox e as de pedra, que precisam ser instaladas em um módulo, ganham um espaço pra guardar algumas coisinhas e dão um ar de lavanderia planejada.

Adorei a idéia de adesivos na lavanderia! Um exemplo de pia de alumínio.
O piso deve ser frio, a madeira não é uma boa opção, apesar de ser muito utilizado em outros países (com outras culturas).


As paredes não precisar ser de piso, hoje existem algumas tintas especiais para áreas molhadas, o que te dá a liberdade de fazer um ambiente bem mais leve e personalizado. Só tome cuidado em fazer uma borda ao redor da pia (como na foto abaixo). Caso a sua pia seja de louça o mais indicado é colocar piso na parede em que este for instalado, ou colocar piso até alguns centímetros (10cm, 20cm, ou 30cm) acima da pia, pra evitar infiltrações.

Uma área de serviço colorida.


O ideal é sempre deixar os armários com no mínimo 20cm de altura, para facilitar a limpeza. Outra opção e, não muito utilizada, é fazer uma mureta de suporte, comum nas cozinhas.

Pia de pedra
Existem muitas lojas de móveis planejados que executam e dão dicas de como utilizar melhor o espaço na lavanderia, mas grande parte utiliza tamanhos padronizados, o que pode ser suficiente em alguns casos, já em outros, alguns centímetros fazem toda a diferença!

Natalya Hamada

Nenhum comentário:

Postar um comentário